Semana Nacional de Arquivos

2ª Semana Nacional de Arquivos

A Semana é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Em 2018, a 2ª edição será de 4 a 9 de junho.

O Centro de Informação, Documentação e Arquivos - Cidarq da Universidade Federal de Goiás - UFG convida todos a participarem da 2ª Semana Nacional de Arquivos. A Semana é uma iniciativa do Arquivo Nacional e da Fundação Casa de Rui Barbosa e busca enfatizar a potencialidade dos arquivos como equipamentos culturais, aumentar a visibilidade e divulgar os valiosos trabalhos desenvolvidos nesses espaços.

04/06/2018 a 08/06/2018 (13h às 17h)

Exposição: ''...E o Desastre Radioativo de Goiânia se Revela: Narrativas e Memórias Jornalísticas'' - A exposição apresenta a atuação da imprensa na cobertura, em 1987, do desastre com o Césio - 137 em Goiânia-GO, considerado o maior acidente radioativo do mundo em área urbana.

04/06/2018 e 05/06/2018 (08h às 12h e 13h às 17h)

Visita mediada: Arquivo aberto à comunidade - O Centro de Informação, Documentação e Arquivo - Cidarq estará abrindo as portas para visitação da comunidade aos acervos e técnicas utilizadas.

06/06/2018 (15h às 16h)

Abertura: Replantio do Mogno símbolo da luta estudantil - Nas décadas de 1958/60 aconteceu o primeiro movimento ecológico espontâneo no Estado de Goiás, onde universitários goianos, em luta pela preservação do patrimônio florestal, plantaram simbolicamente um mogno no jardim da Casa, situada na Rua 20, nº 19 St. Central, então sede da Faculdade de Direito e atualmente sede da Justiça Federal em Goiás. O plantio de uma muda dessa arvore no Campus Samambaia busca resgatar a história em torno do mogno tombado em 1986 e manter viva a memória regional.

Para maiores informações e agendamento da visita mediada no Cidarq e da exposição na Casa de Memória da Justiça Federal, ligar no (62) 3521 1089 ou enviar e-mail para cidarq@ufg.br