Ensino, Pesquisa e Extensão

A Universidade Federal de Goiás – UFG, assim como as demais universidade federais brasileiras, tem o ensino, a pesquisa e a extensão como atividades indissociáveis e a sua missão de “gerar, sistematizar e socializar o conhecimento e o saber, formando profissionais e indivíduos capazes de promover a transformação e o desenvolvimento da sociedade”será alcançada por meio da execução das atividades de todas as unidades e todos os órgãos da UFG.
O Centro de Informação, Documentação e Arquivo é um órgão administrativo e tem como responsabilidade o planejamento e desenvolvimento da gestão técnica da informação e de documentos de valor administrativo, acadêmico ou histórico no âmbito da UFG.
Assim, entre outras atribuições, o Cidarq é responsável pela constituição e pela preservação do patrimônio arquivístico da UFG que é formado pelos documentos de arquivo de guarda permanente e que comprovam as principais atividades da instituição ao longo da vida e sua relação com a sociedade.
Considera-se documento de arquivo todo aquele produzido ou recebido por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades
específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou natureza dos documentos.
Além disso, o Cidarq realiza importantes projetos de extensão transmitindo conhecimento específico da área de arquivologia por meio de palestras, treinamento e outros eventos, bem como divulga as ações da universidade por meio de exposições que tem os documentos do arquivo como fontes de pesquisa para a realização da exposição. Nessas exposições também são reproduzidos diversos documentos dos arquivos dando acesso às informações para a comunidade.
O Cidarq é, também, um importante local de estágio não obrigatório para vários cursos de graduação e tem o compromisso de contribuir com a formação dos estagiários possibilitando o desenvolvimento de atividades em projetos de organização documental que tenha relação direta com o curso de graduação do estagiário.
Em relação a pesquisa, o Cidarq está aberto a firmar parcerias com docentes da UFG para organização dos documentos necessários à pesquisa desenvolvida e, assim, possibilitar o acesso à informação imprescindível para a sua execução.
Os arquivos garantirão os direitos individuais e coletivos expressos na constituição brasileira, o acesso aos documentos públicos, estabelecida pela Lei n. 12.527/2011 e garantirão a pesquisa retrospectiva, a preservação da memória institucional e sua importância para a comunidade.