Weby shortcut

EXPOSIÇÃO "COLEMAR NATAL E SILVA" (2007 - 2008)

Atualizado em 02/03/15 15:57.

A exposição Colemar Natal e Silva realizada pela Universidade Federal de Goiás foi inaugurada no dia 23 de agosto de 2007 em comemoração ao centenário de nascimento de seu fundador. A curadoria da exposição documental foi assinada pelas especialistas Rosângela Barbosa Silva e Maria Teresinha Campos de Santana, museólogas/ arquivista e pelo pesquisador Divino Sobral que também assinou a expografia. A mostra contou com consultoria de Carlos Sena Passos e com a colaboração de profissionais de vários setores da UFG, da Justiça Federal e do Instituto Histórico e Geográfico.

A exposição traçou o perfil biográfico de um dos criadores da UFG e personagem importante da História de Goiás no século XX, reunindo um conjunto de 85 peças – entre retratos, fotografias, manuscritos, documentos diversos, diplomas, jornais, livros e condecorações – selecionadas em processo de pesquisa nos acervos institucionais do Centro de Informação, Documentação e Arquivo da UFG, da Sala Colemar Natal e Silva do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, da Galeria de Retratos de Ex-Reitores da Reitoria da UFG, do Centro Acadêmico XI de Maio da Faculdade de Direito da UFG, e no acervo particular da escritora Moema de Castro e Silva Olival (filha de Colemar). A mostra desenvolveu uma narrativa sobre a vida de Colemar Natal e Silva, por meio de texto que acompanha sua trajetória em diferentes campos de atividade.

A exposição foi dividida em dois núcleos, que ocupou duas salas da casa histórica onde Colemar Natal e Silva trabalhou e criou a UFG. O primeiro núcleo recompõe sua origem familiar, sua formação e militância estudantil no Rio de Janeiro durante os anos de 1920; sua participação na Comissão de Transferência da Capital da Cidade de Goiás para Goiânia; sua obra enquanto escritor de obras jurídicas e historiográficas; a atividade de jornalista; suas intensas atuações como professor e como jurista que ocupou destacados postos da magistratura em Goiás; sua atividade como membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás e da Academia Goiana de Letras.

O segundo núcleo apresenta a participação de Colemar Natal e Silva nos processos de criação e de implantação da Universidade Federal de Goiás, no período de 1960 a 1963. Apresentou relatos sobre o movimento estudantil; documentos sobre a Lei que criou a UFG e sobre participação de Juscelino Kubitschek; O decreto de nomeação de Colemar Natal e Silva como 1º Reitor da UFG; as faculdades pioneiras; a “Aula Magna”; a Semana de Planejamento; o processo de expansão com as criações da Faculdade de Agronomia e de Filosofia, o surgimento da Rádio e TV Universitária, do jornal o 4º Poder; a implantação da assistência ao estudante carente por meio de bolsas de estudo, restaurante universitário e casa do estudante; a criação do Centro de Estudos Brasileiros e do Campus Universitário.

Junto a exposição foi lançado o Selo Comemorativo ao Centenário como uma homenagem da Universidade Federal de Goiás ao seu Fundador, Primeiro Reitor e Professor Emérito.

FOTO - EXPOSIÇÃO COLEMAR NATAL E SILVA

Listar Todas Voltar