2 Congresso Nacional de Arquivologia
O II Congresso Nacional de Arquivologia – II CNA, no ano de 2006, dá continuidade a tradição dos Congressos realizados no país desde a década de 70 e que, em 2004, teve sua seqüência alterada para Congresso Nacional, sendo realizado pela Associação Brasiliense de Arquivistas – ABARQ e a Universidade de Brasília – Unb.
O tema do II CNA, definido como Os desafios do Arquivista na sociedade do conhecimento, está organizado em torno de três eixos principais, discutindo:
1- como o ARQUIVISTA , profissional de nível superior, cuja profissão é regulamentada pela Lei nº 6.546, de 04 de julho de 1978 e o Decreto 82.590 de 06 de novembro de 1978, vem se posicionando frente aos desafios impostos pelos novos paradigmas da gestão do conhecimento,
2- qual o papel do profissional nas instituições e
3- como o arquivista vem trabalhando com a políticas públicas aprovadas pelas instituições, principalmente o CONARQ.
O objetivo principal do II Congresso Nacional de Arquivologia é promover reflexões e debates sobre o papel do arquivista, na sociedade contemporânea, para o gerenciamento do conhecimento.
O I Congresso, em Brasília, discutiu as políticas e práticas de acesso às informações e deixou claro que uma das atividades essenciais do arquivista é facilitar o acesso.
Como os profissionais estão sendo preparados para enfrentar esse desafio e como a sociedade vê este profissional, são pontos que serão discutidos.
Tendo a profissão reconhecida desde 1978, o arquivista se insere no mercado atuando como profissional responsável pela gestão das informações produzidas pelas instituições. Atualmente, vivenciando na sociedade nos seus mais diversos ângulos e nas mudanças que a circundam, obriga-o a discutir e difundir os conhecimentos e, sobretudo a contribuir para as transformações sociais. JARDIM (1999, p. 87) em sua obra salienta que “a emergência de novos padrões de produção, uso e transferência da informação, associada a um quadro de profundas alterações científicas e tecnológicas no capitalismo avançado, trouxe uma série de confrontos ao campo arquivístico”. Estes confrontos ocorrem, fundamentalmente, em dimensões inter-relacionadas: no funcionamento dos serviços de informação arquivística; na identidade profissional do arquivista, na sua formação profissional e na produção do conhecimento arquivístico.
Este momento de desafios para a Arquivologia sinaliza a importância conferida à qualificação profissional, configurada para transitar com desenvoltura pelas novas demandas políticas, sociais, organizacionais, culturais e científicas da sociedade contemporânea.
OBJETIVO GERAL:
Promover discussões e reflexões sobre os desafios do arquivista na sociedade para o gerenciamento de informações e conhecimento.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Debater questões relacionadas ao papel do arquivista em suas diferentes áreas de atuação, tanto públicas como privadas;
- Discutir a função do arquivista na sociedade do conhecimento, como agente social, agente de informação, agente de transformação;
- Refletir sobre estratégias para implementação de políticas arquivísticas públicas;
- Definir estratégias para conscientizar os administradores sobre o papel do Arquivista no gerenciamento de aargss de arquivo;
- Discutir sobre campos de atuação e mercado de trabalho do arquivista.
Site: www.aargs.com.br