I SIMPÓSIO BAIANO DE ARQUIVOLOGIA

Evento

: Hotel Tropical da Bahia (em definição)

: 24 a 26 de Abril 2007

Tema: Novas tecnologias, Novos arquivos

Acesse os links abaixo:

Programação Prévia

Apresentação de Trabalhos

Inscrição

 

Apresentação do I SBA

A realização do I Simpósio Baiano de Arquivologia é uma iniciativa da Associação dos Arquivistas da Bahia – AABA e conta com o apoio do ICI - Instituto de Ciência da Informação, pela Secretaria de Cultura da Bahia através da Fundação Pedro Calmon e do Arquivo Público da Bahia, pela Fundação Gregório de Mattos e pela Fundação João Fernandes da Cunha.

O I Simpósio Baiano de Arquivologia apresenta como tema a seguinte questão: novas tecnologias, novos arquivos? O evento tratará de questões técnico-científicas, evidenciando as discussões sobre o uso e impacto das novas tecnologias aplicadas aos arquivos de instituições públicas e privadas. Renomados professores e pesquisadores do campo científico de Arquivologia, tanto da Bahia como de outros estados como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e o Distrito Federal, estarão discutindo esta temática da maior relevância para o desenvolvimento da Arquivologia baiana e nacional nos mais diversos aspectos.

Estão sendo convidados para o evento, o Prof. Jaime Antunes da Silva, diretor geral do Arquivo Nacional e presidente do CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos, este com presença já confirmada, o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, o Magnífico Reitor da Ufba, Prof. Dr. Naomar Almeida Filho, Profa. Dra. Maria Teresa Matos – Diretora do Arquivo Público do Estado da Bahia - APB, entre outras autoridades e personalidades da sociedade baiana e da comunidade arquivística brasileira.

Estarão proferindo palestras e participando de Mesas-redondas: Profa. Marilena Leite Paes, Secretária Executiva do Conarq, Prof. Dr. José Maria Jardim, da Universidade Federal Fluminense, Prof. Dr. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, coordenador do Colegiado de Arquivologia do Instituto de Ciência da Informação da Ufba, Ingrid Beck – Presidente da Câmara Técnica de Conservação e Preservação, Célia Costa – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea (CPDOC/FGV), entre outros de destaque na área de Arquivologia.

Objetivos

• Possibilitar aos profissionais, docentes, pesquisadores, estudantes e interessados em Arquivologia na Bahia, a participação em um evento rico em informações que poderão ser aplicadas no decorrer das atividades profissionais, transformando o ambiente social e de trabalho.

• Permitir ao estado da Bahia, a construção de um grande evento na área de Arquivologia, geralmente concentrados nas regiões Sudeste e Sul do Brasil;

• Promover a integração dos profissionais, estudantes das instituições de Arquivologia da Bahia;

• Contribuir com a consolidação da Arquivologia na Bahia e com o crescimento da área no Nordeste do Brasil;

• Contribuir com o debate acerca da aplicação das tecnologias de informação e comunicação nos ambientes arquivísticos de instituições públicas e privadas.

Justificativa

A Bahia é um importante pólo de formação de bacharéis em Arquivologia e de desenvolvimento de atividades nesta área do conhecimento, tanto no que concerne a questões de preservação do patrimônio histórico-cultural, quanto no desenvolvimento das atividades de gestão da informação nos arquivos das instituições públicas e privadas de todo o estado.

Estes fatos seriam suficientes para justificarmos a necessidade da realização de um importante evento na área de Arquivologia. Existem, no entanto, outros tantos motivos que apontam para a relevância da execução da proposta ora apresentada.

Desde 2000, quando da realização do XIII Congresso Brasileiro de Arquivologia e do IV Encontro Nacional dos Estudantes de Arquivologia, a área não é contemplada com um grande evento que congregue os baianos. Ao longo dos últimos seis anos, encontros e cursos foram realizados pelas diversas instituições representantes da Arquivologia no estado. Os eventos, apesar de exitosos, em sua grande maioria, representaram iniciativas isoladas das instituições e com um número limitado de participantes.

Nos últimos dois anos, as instituições e organizações responsáveis pelo desenvolvimento da Arquivologia no estado vêm procurando realizar iniciativas em conjunto, sempre que possível. Quando não, ao menos convidam umas às outras, mantendo assim, uma importante relação que contribui de maneira decisiva para o crescimento desta área do conhecimento.

A Bahia tem um grande número de profissionais que atuam na área de arquivos, alguns bacharéis em Arquivologia e técnicos de Arquivo, outros com formação em Biblioteconomia, História, Informática, Museologia, entre outras. Um dos maiores problemas destes profissionais é a dificuldade de atualização. São escassos os cursos e espaços para debates e reflexões, como seminários, congressos, simpósios, etc. A AABA apresenta o I Simpósio Baiano de Arquivologia com esse propósito. Poderá tornar-se um marco na abertura dos espaços de debates qualificados, e vir a ser um referencial no desenvolvimento de importantes discussões concernentes ao estudo dos arquivos, sejam públicos ou privados, sejam em suporte tradicional ou eletrônico.

Com a realização do Simpósio, ficará clara a inserção da Bahia entre os estados de relevância na evolução da Arquivologia do país. As principais instituições arquivísticas do estado estão envolvidas neste projeto, são parceiras e acreditam fortemente no sucesso deste evento.