
VII Congresso de Arquivologia do Mercosul
CONVOCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
O VII Congresso de Arquivologia do MERCOSUL, se realizará na cidade de Viña del Mar, Chile do dia
OBJETIVOS
Reunir diretivos, profissionais e chefes de arquivos, docentes de cursos de arquivologia, estudantes de arquivologia de todos os níveis, outros profissionais relacionados e pessoas interessadas em geral, com o fim de manter a complementação da temática geral desenvolvida nos congressos anteriores, incluindo novos tópicos como também continuar mantendo a integração e a preocupação pelo desenvolvimento da arquivologia e dos arquivos em todos seus aspectos.
METODOLOGIA
O Congresso consistirá na realização de sessões plenárias e mesas redondas com convidados expertos nacionais e internacionais (MERCOSUL; e outros países da América Latina; Espanha e Portugal); apresentação de comunicações livres; encontros paralelos selecionados; exposição bibliográfica; exposição de materiais para arquivos e de fornecedores; bases de dados; reuniões sociais; noites culturais; visitas turísticas.
TEMA CENTRAL E EIXOS TEMÁTICOS
O tema central será: “ARQUIVOS: Patrimônio documentário do futuro”
Os eixos temáticos serão: Conservação preventiva; Documentos eletrônicos; Ensino Arquivístico; Ética profissional e deotonlogia; Gestão documentária; Legislação e Normalização.
ENCONTROS PARALELOS CONTEMPLADOS PARA O VII CAM:
- III Encontro de Associações de Arquivistas;
- XII Encontro de Estudantes de Arquivologia;
- V Forum de Diretores de Arquivos Nacionais;
- VI Jornada de Arquivos Municipais;
- V Reunião de Arquivos Universitários;
- IV Reunião da RIBEAU – Rede Iberoamericana de Ensino Arquivístico Universitário.
COMISSÕES DE TRABALHO
Comissão Organizadora; Comissão Acadêmica; Relações Públicas; Comissão de Finanças; Secretaria Geral; Comissão Coordenadora MERCOSUL (composta por representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Colombia, Equador, Paraguai, Perú, Uruguai e Venezuela).
PARTICIPANTES:
- Arquivista profissionais, chefes de arquivos; profissionais de áreas afins do MERCOSUL e da América Latina em geral.
- Docentes e estudantes das instituições de ensino arquivístico existentes.
- Historiadores, pesquisadores e interessados na matéria.