Webinário Gestão, Preservação e Acesso aos Dados de Pesquisa

Webinário - Gestão, Preservação e Acesso aos Dados de Pesquisa

Em 28/05/21 16:11. Atualizada em 21/06/21 17:52.

5ª Semana Nacional de Arquivos

08 e 10 de junho de 2021

No período de 07 à 11 de junho de 2021 será realizada a 5ª Semana Nacional de Arquivos, uma iniciativa do Arquivo Nacional em parceria com instituições de arquivo de todo o país. O Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq/UFG), participará com o evento "Gestão, preservação e acesso aos dados de pesquisa" em forma de webinário, com transmissão ao vivo pelo Canal Oficial da UFG no Youtube nos dias 08 e 10 de junho das 19 às 20:30h.

O webinário é resultado das discussões no âmbito do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq/UFG) em torno da necessidade do trabalho em rede e colaborativo na área de arquivo. Nesse sentido, foi criado o Comitê Interinstitucional para Preservação e Acesso ao Arquivos Permanentes da UFG e IF Goiano que tem como objetivo propor o compartilhamento de recursos, tecnologias e conhecimentos, conforme estabelecido no Acordo de Cooperação Técnica SEI N. 01/2021 celebrado entre essas instituições. Este evento tem a finalidade de fomentar a discussão a respeito das possibilidades de gestão, preservação e acesso aos documentos de pesquisa de forma colaborativa e em rede, tanto intrainstitucional como interinstitucional.

Programação:

Mesa redonda: Experiências em preservação e acesso aos dados de pesquisa - Acesse o link para a transmissão

08/06/2021 (terça-feira) - 19h às 20:30h

Convidadas:

Profa. Dra. Ana Guiomar Rego Sousa (Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho - LABMUS - Escola de Música e Artes Cênicas/UFG)

Título da apresentação: O LABUS EMAC (Laboratório de Musicologia Braz Wilson Pompeu de Pina Filho da EMAC/UFG): caracterização e possibilidades de gestão, preservação e acesso à documentos musicais no âmbito do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq/UFG)

Profa. Dra. Maria Lemke (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de História - LEPEHIS - Faculdade de História/UFG)

Título da apresentação: Garimpando Histórias: possibilidades de pesquisa em Arquivos de Sindicatos de Trabalhadores em Goiás

Profa. Dra. Maria Margarida Machado (Centro Memória Viva Goiás - CMV - Faculdade de Educação/UFG)

Título da apresentação: Centro Memória Viva - desafios na preservação da memória e história da educação voltada para trabalhadores em Goiás.

Coordenação: Flávio Pereira Diniz (Centro de Informação, Documentação e Arquivo - Cidarq)

Mesa redonda: Plataformas de gestão e acesso aos dados de pesquisa - Acesse o link para a transmissão

10/06/2021 (quinta-feira) - 19h às 20:30h

Convidadas(os):

Prof. Dra. Laura Vilela Rodriguies Rezende (Faculdade de Informação e Comunicação - FIC/UFG)

Título da apresentação: Gestão de dados científicos utilizando o software Dataverse.

Rodolfo Peres Rodrigues (Arquivista - Instituto Federal Goiano - IF Goiano)

Título da apresentação: Práticas de Compartilhamento de Fontes de Pesquisa Histórica: Da Concepção de Coleções de Documentos Arquivísticos ao Acesso através do Software de Código Aberto Access to Memory (AtoM).

Profa. Dra. Rejane Faria Ribeiro-Rotta (Diretora de Pesquisa - Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PRPI/UFG)

Título da apresentação: REDCap: uma opção para a coleta, gerenciamento e disseminação de dados de pesquisa.

Observação: haverá emissão de certificado!