CASA DA MEMÓRIA

Em 06/01/12 20:43 Atualizada em 26/05/21 11:07

A Casa da Memória é um espaço aberto ao público que abriga exposições promovidas pela Universidade Federal de Goiás e também móveis, fotos e documentos da Justiça Federal. Está situada na Rua 20, n.º 19 - Centro, onde funciona a Seção Judiciária da Justiça Federal em Goiás, entre a Catedral de Goiânia e a casa onde morou Colemar Natal e Silva, fundador da UFG, onde hoje funciona a Academia Goiana de Letras. 

A história da Casa da Memória inicia-se na década de 1930, funcionando como Palácio Provisório do Governo do Estado de Goiás. A crise de 1929 influenciou indiretamente nas obras da nova capital. O interventor Pedro Ludovico Teixeira decidiu pela escolha de novas empresas para dar andamento às construções. Assim, as empresas Pena Chaves e Coimbra Bueno ficaram responsáveis pela continuidade. Foram concluídas, portanto, mais rapidamente a construção de 10 prédios na Rua 20, inclusive o Palácio Provisório onde funciona hoje a Casa da Memória. O Palácio foi palco de importantes decisões que definiram o rumo da nova capital enquanto se erguia o Palácio das Esmeraldas.Em seguida, após também ser transferida da antiga para a nova capital, a Faculdade de Direito de Goiás passa a utilizar a Casa da Memória. É nela que se inicia a história da Universidade Federal de Goiás, através do diretor da Faculdade de Direito, Colemar Natal e Silva, que tornou-se o primeiro reitor da Universidade. De 1969 a 1972 funcionou o Conservatório de Música da UFG e em junho de 1973 dá espaço ao Poder Judiciário. Neste ano ocorreu o ato de assinatura da aquisição do prédio da Rua 20 pela Justiça Federal à UFG, passando a funcionar a primeira sede própria da Seção Judiciária de Goiás, o Fórum Ministro Guimarães Natal. 

Após a construção do prédio da Rua 19 é tombada como Monumento Histórico através do Despacho n.º 1.086, de 18 de outubro de 1982, expedido pelo governador Ary Ribeiro Valadão e entregue à população em 10 de novembro daquele ano, após reforma e restauração de suas características originais.

Casa da Memória

Nos últimos anos a equipe do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq) tem implementado ações para a organização, preservação, conservação e disponibilização do Patrimônio Documental da Universidade.

Desde 2007, o Cidarq ocupa duas salas na Casa da Memória da Justiça Federal - Seção Judiciária de Goiás, realizando exposições, atividades educativas e culturais, divulgando e socializando a história e as memórias da UFG e da Justiça Federal.

Em 2020 a UFG, com a interveniência do Cidarq, celebrou o Acordo de Cooperação Técnica N. 05/2020 com a Justiça Federal - Seção Judiciária de Goiás com o objetivo de conjugar esforços para manutenção da Casa da Memória.

EXPOSIÇÕES