Cadastro automático de usuários externos no SEI-UFG para servidores(as) que atuam no Hospital das Clínicas sem cessão, servidores(as) cedidos(as) e aposentados(as) e professores substitutos

Em 28/03/22 16:18 Atualizada em 28/03/22 16:18

A exemplo da rotina de migração de dados executada no SEI-UFG para estudantes de graduação e de pós-graduação stricto sensu verificamos a necessidade de implementação de rotinas de migração de dados também para servidores ou colaboradores que atuam junto à instituição para que tenham cadastro automático de usuário externo no SEI-UFG.

O benefício desta ação é a retirada da necessidade de novo cadastro por pessoas que já possuem algum tipo de cadastro verificado na instituição. Citamos o exemplo dos servidores que são cedidos para outros órgãos. Após a cessão o servidor perde acesso aos sistemas institucionais, mas, em alguns casos precisa atuar em algum processo administrativo. Neste caso, é necessário que o servidor(a) cedido(a) cadastre-se manualmente no SEI mediante apresentação de documentos para a autenticação de seu cadastro.

Outro exemplo é o caso de professores substitutos. Mesmo após o término do contrato existe algum nível de interação entre a universidade e os ex-professores, que também repetem a apresentação de documentos para autenticação de seu cadastro.

Assim, ao encerrar o vínculo ativo com a UFG alguns grupos de usuários recebem cadastro automático de usuários externos no SEI-UFG, com base nos dados registrados pelo setor de cadastro e inseridos no sistema de pessoal da universidade - Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos - SIGRH.

Os servidores cedidos, aposentados, professores substitutos e professores visitantes/voluntários receberão, automaticamente, o cadastro no SEI-UFG, após a inativação de seu vínculo.

Exemplo: ao se aposentar um professor titular perderá seu acesso aos sistemas institucionais. (SEI, SIGAA, SIGRH e demais). Porém, é comum este docente manter atuação na pós-graduação. Para tanto, deverá formalizar, junto à Propessoas, sua intenção de atuar como docente voluntário. Apenas após o cadastro  pela Propessoas no sistema de pessoal será possível atribuir permissões de uso dos demais sistemas em seu novo vínculo. Com a implementação do timer de migração de dados, ao se aposentar o docente receberá um cadastro automático, com o e-mail institucional constante da base do SIGRH como login para o SEI-UFG. Assim, ficará apto a assinar documentos e precisará solicitar uma nova senha com a conta de e-mail institucional, ficando dispensado de apresentar novos documentos ao Cidarq para liberação de seu cadastro.

Códigos de cadastros migrados para o SEI-UFG.

Id Situação

O que é

Cadastro automático como usuário externo?

1 - Ativo Permanente

Servidores efetivos com vínculo ativo.

Não. Servidores acessam o ambiente interno do SEI.

2 - Aposentado

Servidores que encerram o vínculo ativo com a instituição

3 - Requisitado

4 - Nomeado Cargo Comissão

8 - Cedido

11 - Excedente de lotação

12 - Contrato Temporário

14 - Req de outros órgãos

Verificar com DAP/Propessoas - diferença do 3?

19 - Exercício provisório

20 - Celetista

38 - Ativo -DEC JUD

41 - EXERC.÷7º ART.93 8112