Orientação Técnica Arquivística

De acordo com o OFÍCIO CIRCULAR Nº 1/2026/CIDARQ/UFG, constante no Processo SEI 23070.031373/2026-41, o atendimento de orientação técnica arquivística está temporariamente suspenso, para a realização de atividades de planejamento e reorganização dos serviços de gestão documental da instituição.
A Orientação Técnica Arquivística é uma atividade exercida pela Coordenação da Documentação Intermediária (CDI) do Centro de Informação, Documentação e Arquivo (Cidarq). O objetivo do serviço é orientar as Unidades e Órgãos da Universidade Federal de Goiás (UFG) quanto à gestão de documentos de arquivo, de acordo com a legislação e normas arquivísticas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) utilizando as ferramentas de classificação vigentes no âmbito do poder executivo federal.
A unidade/órgão interessada(o) em solicitar o serviço deverá abrir o processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI): Doc. e Inf: Orientação Técnica Arquivística e anexar o Requerimento de Assistência Técnica Arquivística (formulário). Após preenchido e assinado, o processo deve ser enviado ao Cidarq para análise.
Inicialmente, será realizada uma visita técnica por um arquivista na unidade demandante, previamente agendada, para analisar a situação e averiguar os requisitos necessários para o desenvolvimento das atividades. A Unidade Acadêmica/Órgão deverá, obrigatoriamente, indicar, no mínimo, um servidor(a)/colaborador(a) que tenha conhecimento a respeito dos documentos produzidos e recebidos para o desenvolvimento das atividades. Este servidor deverá ser capacitado pela equipe técnica do CIDARQ, em cursos oferecidos tempestivamente para os quais serão convidados previamente.
